23.02.23
De facto, o poder político funciona no sentido de governar o país visando o bem estar do seu povo.
Para tal, é necessário recorrer a apoios, para que todos possam usufruir do básico para que possam viver com dignidade. Saneamento, saúde, ensino, etc.
Esse tipo de apoios, destinam-se a apoiar serviços criados pelo Estado, (mais propriamente pelo Governo, porque ser Estado, implica Povo, território e poder político), e vão ser suportadas, pelos impostos tributados aos cidadãos, para que o Estado possa funcionar.
Esses impostos, vão também servir para providenciar o sustento do cidadão na velhice, após ter cumprido com o seu contributo na sociedade laboral e no enriquecimento do Estado.
Pelo motivo de que o erário público é do Estado e para o Estado, não se justifica que seja utilizado para apoiar o esforço económico exigido por empresas privadas, aos seus clientes, à custa dos quais usufruem lucros avultados, que não usam para beneficiar ninguém que não a si próprios. Ou então, essas empresas terão de ver os seus lucros devidamente tributados, para que "uma mão, lave a outra."
Imagine-se que uma empresa tinha lucros avultadíssimos e o custo de vida subia em flecha e essa empresa se negava a pagar ordenados suficientemente elevados para permitir que aqueles que lhe criam riqueza, tivessem uma vida condigna.
Então, esse valor, terá de ser retirado pelo Estado por meio de tributação à riqueza dessa empresa, a fim de poder dar resposta às necessidades desse grupo de trabalhadores e outros em condições semelhantes.
Nenhum cidadão tem de ver os seus impostos a serem desviados dos interesses para que se destinam, para servir o setor privado, seja na forma empresarial, seja na forma particular.